7 de maio de 2012
Cartilha para os produtores
Refrescando a memória - Cartilha nº4, por Fernando Souza Barros
Por Fernando de Souza Barros jr.
postado em 03/05/2012 2 comentários
1 - Observar a sua lavoura e a colheita de 2012/2013 antes de tomar qualquer decisão. Muitas vezes o produtor quer achar que vai dar mais café devido as suas dívidas. Observar todas as regiões, enfim ter consciência.
2 - Safra maior: venda de até 30% para julho, agosto, setembro. Safra menor: até 20% para o mesmo período. Está atitude visa não transferir todo o produto para o Exterior e ter um período maior com preços satisfatórios. Para aqueles que vão colher pouco ou muito pouco, renegociar as contas e vencimentos.
3 - Não se contentar com estes preços, pois sabemos que a partir de março/2012 os estoques de passagem estarão muito baixos, consequentemente quem dita o preço é o vendedor. Se posso vender melhor e acima por que vender abaixo? Aproveitem o financiamento de estocagem com o Recibo de Depósito e o Warrant, pois é uma forma de dividir a venda em parcelas. Cuidado com os JUROS cobrados!
4 - Plantio: pense 10 vezes, não queira ser o "espertalino". Cuide da reposição e de ter um caixa na hora da colheita equivalente a 50 a 70% do valor do seu custeio anual, para não depender de ninguém!
5 - Fique de olho no veranico de janeiro a março/2012 e no frio de junho a setembro, pois o mercado está vulnerável qualquer fato novo aqui no Brasil pode afetar nos preços, pois o mundo está dependente de nosso café, mais ou menos que nem todos os Países estão dos produtos baratinhos da China (só que se ela quiser subir o preço, um abraço para os chupins de plantão).
6 - Preste atenção na cotação da BM&F, pois Nova York está sem transparência com certificados velhos e sem deságio. Apesar de problemas de tributação, como o de Renda na pessoa física e ICM, é melhor olhar BM&F do que Nova York.
7 - Valorize seu café, pois todo mundo está de olho para comprá-lo. Certifique, lute para valorizá-lo, participe das reuniões em sua comunidade e da Sincal. Todos os dias aprenderão coisas novas, no mínimo como não fazer.
8 - A safra de 2012 não vai dar mais de 45 milhões de sacas e 2013 não tem nada garantido, portanto todo cuidado é pouco. Até Dez/2012 vender 50% e de Jan a Maio de 2013 o saldo 50%.
9 - Colher o café na hora correta sem precipitação procurando a qualidade, pois o consumidor é o seu cliente, é o seu freguês.
10 - Solidariedade, e boa sorte!
Fernando Souza Barros - Diretor Executivo da Sincal
Saiba mais sobre o autor desse conteúdo:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário