1 de novembro de 2012

Indústria terminará o ano de 2012 em recessão

por Míriam Leitão 
A produção industrial encolheu 1% em setembro em relação a agosto; na comparação com o mesmo período do ano passado, 3,8%. No ano, a produção industrial acumula queda de 3,5% e, em 12 meses, de 3,1%. A única medida que deu positivo foi a da média móvel trimestral (0,4%).

Quando a gente olha para os dados detalhados, por categorias de uso, por exemplo, qualquer que seja o tempo que se meça ou o ângulo que se olhe, dá negativo, o único positivo é o dado registrado por bens de consumo duráveis em setembro contra setembro do ano passado, de 2,9%, por causa dos incentivos dados ao governo a carros, linha branca.
Mas a queda foi generalizada tanto em relação a setembro de 2011 quanto na comparação com agosto. O maior recuo foi registrado por bens de capital, que caíram 14% ante o mesmo período do ano anterior, o que significa pouco investimento.
A indústria terminará o ano em recessão, a produção será menor do que em 2011.
Quando a gente analisa os dados por dentro, vê que aquelas medidas setoriais do governo tiveram resultado: no terceiro trimestre, por exemplo, a produção de automóveis, que recebeu incentivos, está com 8,5%; linha branca, 17,5%, mas acabam se perdendo no mar de números negativos.
O governo já deu incentivos, o BC já reduziu bastante os juros para combater o baixo crescimento. Além disso, o dólar se valorizou, o que ajuda a indústria, que passa a ter uma barreira natural contra a importação. Mesmo assim, o setor vai terminar 2012 no negativo. Será um ano ruim.
Esperava-se que o segundo semestre seria de recuperação, até agora, isso não se confirmou. Ainda assim, os economistas continuam achando que os últimos três meses serão melhores. Persiste a previsão de um fim de ano melhor do que o começo de 2012. O terceiro trimestre, no entanto, frustrou as expectativas.
Os economistas começam a dizer que, se continuar fraca, o BC pode voltar a reduzir juros. Nesse momento, o cenário é de manutenção da taxa, porque o BC deu sinais de que fará uma parada técnica. Mas se a produção permanecer assim, o BC pode voltar a reduzir os juros em 2013 - já há analistas prevendo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário